quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Ideologia...

Vamos lá, um pequeno reforço...


Ideologia é o conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. É a organização sistemática dos conhecimentos destinados a orientar a prática e a ação efetiva.

A ideologia de um determinado pensador refere-se à sua doutrina, idéias, seu posicionamento interpretativo diante de determinados fatos.
  • Exemplo: O antigo atestado ideológico exigido pelo antigo DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) para prevenir ideologias marxistas.
No sentido mais pejorativo, ideologia é um conjunto de idéias e concepções sem fundamento. É mera análise ou discussão oca de idéias abstratas que não correspondem a fatos reais. A ideologia tem como função assegurar uma determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos às tarefas prefixadas pela sociedade.
Ela também, assegura a coesão dos homens e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da “vontade de Deus” ou do “dever moral” ou simplesmente como decorrente da “ordem natural das coisas”.
Não se trata de uma “mentira” que os indivíduos da classe dominante “inventam” para subjugar a classe dominada, pois também eles sofrem a influência da ideologia, o que lhes permite exercer como natural sua dominação, aceitando como universais os valores específicos de sua classe.
Essa universalidade de idéias e valores é abstrata, independente dos interesses particulares e divergentes. Sob o aparecer da ideologia existe uma realidade concreta que precisa ser descoberta pela análise da gênese do processo, ou seja, pela verificação de como a realidade foi produzida.
A ideologia mostra uma realidade invertida, ou seja, o que seria a ORIGEM da realidade é posto como PRODUTO e vice-versa.
  • Exemplo: A ideologia burguesa afirma que existem nos homens diferenças individuais e que estas determinam a desigualdade social. A desigualdade natural seria a causa da desigualdade social.
A ideologia que estabelece as relações entre TEORIA e PRÁTICA, colocando a teoria como superior à prática, porque a antecede e ‘ILUMINA’. (Idealismo X Empirismo - Trabalho braçal X Trabalho intelectual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário